5 Dicas para Elaborar um Currículo Atrativo em Inglês
Elaborar um currículo atrativo em inglês, se você desejar alcançar a vaga dos sonhos, saiba que tudo pode começar com um currículo bem elaborado.
Atualmente, o conhecimento da língua inglesa certamente é um fator decisivo para a escolha de candidatos a vagas de emprego.
Para verificar o domínio do idioma, os recrutadores analisam desde o conteúdo do currículo recebido, para ver se tem erros de gramática e ortografia, por exemplo, até a desenvoltura da pessoa em testes escritos e orais para medir a real capacidade de comunicação em inglês.
Se você tem o objetivo de conquistar oportunidades de trabalho internacionais precisa estar atento para destacar o currículo. Por isso, separamos 5 dicas para elaborar um currículo atrativo em inglês.
-
Evite a tradução literal do currículo
Traduzir seu currículo do português para o inglês de forma literal prova que o seu nível de conhecimento do idioma é mínimo, o que pode ser determinante na hora de selecionarem ou não o seu currículo.
Outra dica é evitar tradutores, pois eles costumam fazer traduções “ao pé da letra”, sem considerar aspectos culturais ou o contexto das frases ou termos. U
ma boa ideia é pedir que alguém proficiente no idioma confira o resultado da tradução para você.
-
Use a ordem direta no currículo em inglês
Utilize uma linguagem direta e mais formal. Na maioria dos currículos – com exceção de algumas áreas criativas – não há espaço para gírias falta de seriedade.
-
Cuidado com a ortografia!
Não confie no corretor ortográfico, existem palavras com grafia parecida em inglês, você pode cometer deslizes que poderiam ser evitados com um pouco mais de atenção.
Um erro de digitação pode demonstrar falta de foco e desleixo. O currículo é a primeira impressão, o seu cartão de visita para o mercado de trabalho.
-
Nunca inclua mentiras ou invente competências
Mentir quanto ao grau de domínio do inglês, dizendo que é fluente, quando tal não é verdade, é uma má estratégia, pois através de uma chamada telefônica com o responsável dos Recursos Humanos da empresa este pode detectar o seu verdadeiro nível.
- Organize as informações do seu currículo em inglês
A ordem do currículo também é levada em consideração, não se esqueça de que este se trata de um primeiro contato visual da empresa com o candidato.
Assim, o currículo é dividido seis partes:
- Dados pessoais (Personal details);
- Objective (objetivo);
- Experiência profissional (Work experience);
- Formação acadêmica (Education);
- Idiomas e outras competências (Language & Professional skills);
- Outras informações e interesses (Other information & Interests).
Ao elaborar seu currículo não ultrapasse duas folhas e utilize fontes comuns, como Times New Roman, Tahoma, Verdana ou Arial, tamanho mínimo 10.
Uma boa forma de sintetizar o texto é incluir apenas as experiências e os cursos que valorizem a candidatura a que se propõe.
Agora que você já sabe como é importante ter o seu currículo bem elaborado, que tal aprimorar ainda mais suas habilidades em inglês?
Na EAC você conquista a fluência em inglês em 8 meses através de um Método exclusivo.
Venha também para a EAC e alcance muitas oportunidades na sua carreira profissional!