Abrir uma Empresa Fora do Brasil, muitos que começaram a empreender no Brasil e alcançam o sucesso tem o desejo de se aventurar como empreendedores em outros países e também aquelas empresas que pretendem crescer para além das fronteiras.
Mas, não são todos que sabem o passo a passo e o processo burocrático de abertura. Muitas vezes, não sabem nem por onde começar.
Pensando nisso, separamos 7 dicas para quem deseja abrir uma empresa no exterior, confira!
1- Faça uma análise do cenário econômico
Primeiramente é necessário que você faça um estudo do mercado internacional afim de reduzir as incertezas, principalmente no mercado do país que você deseja atuar.
2- Escolha o negócio certo para o país certo
Para fazer um bom investimento no exterior é só escolher um tipo de negócio que tenha demanda no país e que você possa atender, e para isso é preciso pesquisar muito para descobrir como adequar os seus conhecimentos e talento pessoal para as necessidades e os desejos daquele público.
3- Defina um plano de negócios
Baseado nas informações do cenário do mercado do país, com apoio de um especialista, defina um plano de negócios completo, com previsão de todas as possíveis situações comerciais que serão encontradas incluindo as oportunidades e dificuldades.
4- Faça um bom planejamento financeiro
Esta etapa é muito importante estudar com precisão, tanto o orçamento da empresa quanto a quantia que será investida.
Avalie todas as tributações e taxas de câmbio para aproximar ao máximo o plano de negócio ou expansão, da realidade do país prospectado.
A conversão da moeda, principalmente se houver intenção de importação e exportação é um dos fatores mais relevantes do planejamento.
5- Pesquise com antecedência
Pesquise todas as informações necessárias para abrir uma empresa no exterior.
Todos os cenários avaliados, faça uma pesquisa completa sobre o público-alvo e aspectos relevantes para analisar as possibilidades de sucesso.
6- Defina um plano de ação
Tendo em mãos todas as informações e estudos necessários é possível criar um plano de ação para colocar em prática as estratégias de efetivação no negócio.
É importante fazer uma etapa por vez, sempre com muita cautela e atenção às variações de um negócio novo.
7- Tenha um Plano B
Ninguém deseja pensar que seu negócio pode não dar certo, mas é fundamental cogitar essa possibilidade e se preparar para ela, principalmente se você vai empreender no exterior.
Estar preparado caso sua empresa demore mais a lucrar do que o previsto por exemplo, ou mudar a trajetória no meio do caminho se for necessário vai aumentar suas chances de que o negócio dê certo a longo prazo.
Porém, se não der, é muito importante ter um plano B para bancar suas despesas.
Ressaltamos que todos esses processos são burocráticos e se tratando de ser no exterior é fundamental que você saiba inglês, seja para compreender a documento e até a negociação com fornecedores.
Por isso se você desejar abrir uma empresa no exterior saiba que falar inglês será indispensável em todas as etapas.
Se você ainda não fala inglês, convido a conhecer o curso em imersão em inglês da EAC, a única escola que garante a fluencia em até 8 meses!