Dicas para encontrar emprego e trabalhar no exterior
Encontrar Emprego e Trabalhar no Exterior, vamos entender como é trabalhar no exterior e como o fazer de forma legal, o próximo passo é saber como encontrar emprego no exterior.
Veja como funciona:
Falar inglês
É muito difícil trabalhar no exterior se você não falar inglês (mesmo em Portugal), por isso, se você tiver um inglês básico, faça aulas para melhorá-lo.
Aprender o idioma local
Sim, mesmo que você fale bem o Inglês, não esqueça de aprender o idioma local (espanhol, francês, etc.), isso será muito importante para você comunicar dentro da empresa e até para realizar entrevistas / candidatura.
Montar e adaptar seu currículo
Na Europa eles usam por vezes o modelo de currículo EuroPass, mas pode usar o seu modelo também, insira somente informações relevantes e reais sobre suas habilidades profissionais.
Não invente habilidades que você não tem ou cursos que você nunca fez, monte um currículo completo e limpo, sem florear demais.
Treinar entrevistas
É muito provável que você tenha que fazer entrevistas por Skype, e se você está tentando uma vaga para um país que não fala português, essa entrevista será em inglês.
Você deve demonstrar confiança e saber o que responder, não minta, peça ao seu professor de inglês para treinar com você.
Caso a entrevista seja em português, treine com seus amigos ou sua família, responda com sinceridade as perguntas.
Veja se é necessário validar o seu diploma
Para muitas profissões, é necessário fazer a validação do diploma, veja se para a sua profissão, no país que você quer trabalhar, isso é necessário e como pode ser feito.
Complete/monte o seu perfil no Linkedin
Muitas oportunidades de emprego estão na plataforma Linkedin, não se esqueça de disponibilizá-lo em outras línguas e seguir as empresas que você gostaria de trabalhar, assim você vai ficar atualizado sobre as vagas que abrirem.
Veja as vagas abertas nas empresas que te interessam e compare com o seu currículo
Se notar que ainda te falta alguma coisa para preencher aquela vaga, corra atrás, faça um curso ou uma formação para poder melhorar o seu currículo e poder competir no mercado de trabalho, lembre-se que você vai estar a “competir” com pessoas locais que não precisam de visto ou passar pela burocracia.
Além disso, é natural que os empregadores dar a preferência aos locais, por isso, você precisa ter um algo a mais para trabalhar no exterior e se destacar.
Segue link para saber um pouco mais sobre vagas no exterior:
https://sairdobrasil.com/emprego/
Lembre: Antes de buscar vagas no exterior tenha ciência que seu nível de inglês deve ser excelente, pois será o primeiro critério avaliado.