As rotinas das grandes empresas, exigem-se que atenda telefonemas internacionais, agende compromissos, faça reservas, pedidos e reclamações, escreva cartas formais e informais corretamente, entre outras atividades.
O inglês é a ferramenta que pode fazer com que essa comunicação seja mais eficiente, se você fala inglês, você pode se comunicar com o restante do mundo. Indiferente do seu país de origem, o idioma que é falado nas mesas de negócio internacional é o inglês.
Idioma nativo de quase quatrocentos e em 55 países é considerado o idioma oficial. Ele ainda é o segundo idioma mais falado no mundo, sendo considerado a língua oficial dos negócios; da música; do cinema; do turismo; dos documentos oficiais e do mundo acadêmico.
Não há caminho fácil, são necessárias horas e horas de estudo e dedicação. Mas, nunca houve um momento tão oportuno para desenvolver essa habilidade e com isso um novo leque de oportunidades se abre.
Motivações para o aprendizado:
Ser bilíngue torna-se um dos traços mais fortes que um funcionário pode ter, aautomação nos processos de trabalho e a recessão econômica fez que as posições de trabalho fossem repensadas, fazendo com o profissional de secretariado adquirisse mais e mais responsabilidades.
Dentre essas responsabilidades, está a necessidade se de comunicar com outras áreas na empresa, e em um cenário de empresas globalizadas, esta necessidade de comunicação cruza fronteiras.
No que se refere a necessidade do profissional de Secretariado Executivo um estudo realizado recentemente destaca: No Secretariado Executivo, de acordo com pesquisas realizadas, com 100 profissionais brasileiros, apenas 13% se autodenominam bilíngues, embora 100% admita a importância do idioma para a profissão.”
Fluência atrai oportunidades:
Ter fluência em uma segunda língua, pode lhe trazer vários benefícios. Principalmente para o seu bolso, estudos informam que um profissional de Secretariado Executivo Bilíngue ganha entre 30% a 40% mais do que um profissional monolíngue, atualmente, cerca de 90% das vagas direcionadas aos profissionais de Secretariado Executivo são para Secretárias Bilíngues e ainda, estudos informam que falar inglês aumenta em até 70% das suas chances de recolocação profissional.
Além de possibilitar mais oportunidades para uma carreira internacional e oportunidades de networking. Ao passo que, as empresas estão se tornando cada vez mais competitivas e internacionalizadas a habilidade de comunicação com outros países pode ser decisiva para uma oportunidade na carreira.
Aprender um novo idioma aumenta o seu conhecimento cultural:
É uma ferramenta que pode fazer com que essa comunicação seja mais eficiente. Os especialistas em linguística informam que o conhecimento em outro idioma facilita a comunicação, possibilitando uma troca cultural mais rica que vai além das barreiras da linguagem.
Certificado Internacionais:
A fluência no idioma possibilita que seja possível aplicar provas para proficiência com reconhecimento interacional, como por exemplo: TOEFEL, TOEIC e etc… Estas certificações podem auxiliar tanto na carreira corporativa como acadêmica.
Extra Work:
Profissionais com fluência em outro idioma, podem oferecer os seus serviços de tradução, desde que não sejam solicitadas traduções juramentadas e traduções simultâneas.
Acesso a conteúdos disponíveis somente em inglês:
Ainda hoje, muitos materiais estão disponíveis somente em inglês, como por exemplo: filmes, livros, materiais de estudo.
Ter conhecimento no idioma permite que tenha acesso ao material original e ter conhecimento em assuntos diversificados.
É importante considerar este ponto quando estamos fazendo o nosso plano de carreira ou as nossas metas pessoais.
Todos têm um motivo diferente para aprender um novo idioma e este artigo falou brevemente sobre os benefícios potenciais.
Não é um processo fácil, leva tempo, persistência e dedicação, mas se você puder se desafiar para aprender um novo idioma, o investimento valerá a pena.
Inicie a mudança que você quer para sua vida.
Comece o curso de inglês em imersão e faça parte das melhores equipes de trabalho.
Clique aqui e saiba mais.