Qualidade e método reconhecido internacionalmente. Centro Autorizado ATTC

Professor de Inglês Nativo ou Brasileiro?

A única Escola de Inglês com garantia de formação em contrato!

Professor de Inglês Nativo ou Brasileiro

Professor de Inglês Nativo ou Brasileiro?

Professor de Inglês Nativo ou Brasileiro, falar a língua não é a única coisa que torna alguém um professor de línguas.

Acredite se quiser mas esse é um dos mais antigos mitos dentro da área de ensino de inglês.

Mito criado por falantes nativos e que hoje é perpetuado aos montes por estudantes de inglês (principalmente no Brasil) e também por marqueteiros que se fazem valer dessa falácia para vender suas aulas.

Ao contrário do senso comum, o melhor professor de idiomas não é o nativo, mas aquele que fala também a mesma língua do aluno.

A vantagem desse profissional está na capacidade de interpretar significados no idioma do próprio estudante.

Com a hegemonia ameaçada no caso do inglês, professores americanos e britânicos devem reavaliar a maneira como ensinam o idioma.

As conclusões fazem parte de duas pesquisas desenvolvidas antes de sua morte em 2019, pelo linguista britânico David Graddol, a pedido do British Council, órgão do governo do Reino Unido voltado para questões educacionais.

No Brasil para participar de seminários sobre língua estrangeira, ele avaliou que o ensino do inglês nas escolas brasileiras está muitas décadas atrasado em relação a outras nações e sugere que o país aproveite os Jogos Olímpicos e a Copa do Mundo para tentar correr atrás do prejuízo.

Durante 25 anos, Graddol foi professor da renomada UK Open University e atualmente é diretor da The English Company e editor da Equinox Publishing.

Que com certeza nos deixou muita coisa á apreender.

David Graddol, afirmava que o melhor professor é aquele que fala a língua materna de quem está aprendendo o idioma. Também é preciso ser altamente capacitado e ter um ótimo domínio do idioma, claro.

 

Um Velho Mito

Houve uma época na qual os professores de inglês no Brasil não tinham acesso à quantidade de informações e materiais que temos hoje.

Assim, a qualificação profissional era difícil e extremamente cara, dessa forma, só eram tidos como excelentes professores de inglês o falante nativo, tendo ele qualificação ou não.

Por outro lado, também eram tidos como excelente professores aquele brasileiro afortunado que passou uns tempos (um mês, três meses, seis meses, etc.) no Estados Unidos ou Inglaterra e voltava ao Brasil dizendo ser professor de inglês.

Felizmente, atualmente, temos acesso há muitos livros, muitas informações e, melhor ainda, temos contato com profissionais nativos e não-nativos no mundo todo.

Profissionais que se rivalizam, mas se respeitam mutuamente e cuja preocupação é melhorar cada vez mais e mais em prol dos estudantes de inglês.

Portanto, a velha “guerra” professor de inglês nativo ou brasileiro simplesmente deixou de existir.

A busca pela Qualificação

Os professores brasileiros que ensinam inglês – aqueles que são profissionais e se preocupam em se qualificar profissional – procuram melhorar cada vez mais. Procuram superar suas dificuldades e assim se tornarem grandes profissionais.

Já os professores nativos procuram também se qualificar profissionalmente e melhorar suas habilidades pedagógicas.

Afinal, falar a língua não é a única coisa que torna alguém um professor de línguas.

É preciso conhecer a teoria de ensino, a prática pedagógica, os caminhos que levam o aprendiz a um melhor aprendizado e muito mais.

Gostou da dicas de inglês? fique por dentro destas e outras curiosidades.

Comece o curso de inglês em imersão e se torne fluente em 8 meses.

Clique aqui e saiba mais.

WhatsApp
Telegram
Facebook

Cadastre-se e receba nossas atualizações

Informe os dados abaixo para o download iniciar.