Como validar o diploma no Exterior? Muita gente não tem conhecimento, mas essa etapa é necessária para atuar fora do país.
Após a conclusão de um curso de graduação no Brasil, o acadêmico recebe o diploma, válido em todo o território nacional, mas isso não quer dizer que outros países vão reconhecê-lo.
É necessário passar por um processo junto ao governo brasileiro e do local de destino desejado para que isso ocorra e o trâmite leva tempo.
Os passos para a revalidação de diploma dividem-se, em duas etapas, o primeiro é a tradução juramentada e o outro é o apostilamento da Haia.
Dependendo do país para o qual você vá também pode ser preciso fazer um teste de proficiência da língua.
Neste sentido, explicaremos como funciona o passo a passo para validar o diploma no exterior:
A tradução juramentada
Este procedimento depende do destino desejado, é solicitada pela maioria dos países que não sejam de língua portuguesa.
É um processo legal e precisa ser realizada por profissionais específicos. Os tradutores estão vinculados à junta comercial de cada estado.
Então, é preciso entrar no site do governo e ver a lista de pessoas disponíveis para o serviço.
Em geral, será preciso traduzir o diploma e o histórico acadêmico e isso deve ser feito antes de seguir para o tópico seguinte.
A Apostila da Haia
Nada mais é do que um certificado de autenticidade emitido pelo governo brasileiro para os documentos que você apresentar, realizado em cartórios específicos.
Essa etapa é realizada de forma imediata e funciona como um reconhecimento de firma, carimbo dado pelo cartório não tem validade.
Sendo assim, você pode usar o documento quando precisar.
Documentos
Após a tradução e o apostilamento, você deve enviar os documentos para o país de destino.
Essa etapa pode ser feita por meio do próprio cartório brasileiro e pode levar até seis meses para ficar pronta.
A prova de proficiência
Não só para exercer bem uma profissão fora do Brasil é necessário, no entanto inúmeras empresas dentro do país aderiram aos certificados para ocupação de um bom cargo, com elevados salários.
Por isso, a fluência na língua Inglesa é algo essencial.
Sendo assim, quando você estiver fazendo o processo de revalidação de diploma pode ser necessário enviar um certificado de proficiência junto dos seus documentos.
Não espere a conclusão da graduação, ganhe tempo, comece o curso de inglês em imersão e comece a se preparar para a carreira no exterior.
Clique aqui e saiba como.