Dia do Professor no Brasil, no Brasil em 15 de Outubro comemoramos o Dia dos Professores e das Professoras.
Este profissional é parte do que somos no dia de hoje, e com certeza todos nós em algum momento da vida tivemos ou temos professores, por isso é uma profissão fundamental.
O professor exerce diversas funções no processo educativo. Ele realiza diferentes tipos de atividades que buscam educar e ensinar e na atualidade, ser professor não se limita apenas a transmitir conhecimento sobre determinado assunto.
O papel do professor envolve uma responsabilidade bem mais complexa, que consiste em formar o aluno em uma perspectiva integral que engloba os aspectos social, afetivo e psicológico.
Para isso, é preciso ter experiência, cultura e conhecimento plural, a fim de tornar o aluno capaz de responder, de forma crítica e autônoma, aos desafios de uma sociedade em transformação constante, seja no âmbito pessoal ou profissional.
Entre suas atividades pedagógicas, o professor pode aplicar provas e trabalhos com o objetivo de avaliar o ensino-aprendizagem, elaborar conteúdos e métodos que facilitem o aprendizado, aplicar atividades em grupo que estimulem o trabalho em equipe, o respeito e a convivência com as diferenças pessoais.
Todos os países latino-americanos celebram o Dia do Professor em datas diferentes.
As razões que levaram à constituição do dia também pode variar de país para país.
No entanto, a maioria das comemorações obedecem a comemorações feitas a pessoas que marcaram o conceito educativo na região.
Acompanhe as datas em que é celebrado o Dia dos Professores no Brasil e no mundo:
- Brasil – 15 de outubro.
- Argentina – 11 de Setembro;
- Austrália – na última sexta-feira de outubro;
- Estados Unidos – na terça-feira da primeira semana de maio, quando ocorre a Teacher Apreciativo Week. Ocorre a semana toda as homenagens aos professores. Só em Massachussets que tem um dia diferente: o primeiro domingo de junho; antes dos atentados terroristas ao país comemorado no dia 11 de setembro.
- Chile – 16 de outubro;
- China – 10 de setembro;
- Índia – 5 de setembro;
- México – 15 de maio;
- Peru – 6 de julho
Não fique aí parado, venha estudar de forma rápida e segura, o mercado de trabalho exige uma segunda língua.
Clique aqui e inscreva-se.