Curiosidades sobre a finlândia, a terra do Papai Noel esta cada vez mais atraindo os Brasileiros!
O Bom velhinho é o ídolo de dezenas de milhares de crianças de todo o mundo, e por isso os pequenos, costumam enviar cartas para o Papai Noel e Rovaniemi, na Finlândia, é um dos endereços mais populares.
Canadá e “Pólo Norte” são outros destinos populares, mas, no Brasil, a maioria das cartas é recebida pelos próprios Correios e voluntários tentam enviar o maior número possível de respostas.
A Finlândia é um pais é repleto de paisagens belíssimas e lugares para se aproveitar no verão e no inverno, apesar de a estação quente ser mais curta.
Para quem deseja conhecer o país, a capital Helsinque é o principal ponto de entrada para a maioria dos visitantes.
Na cidade, os turistas vão encontrar os melhores museus do país, galerias de arte, restaurantes e lojas.
São muitas atrações culturais para escolher, e alguns dos pontos turísticos mais importantes da cidade incluem o Finlandia Hall, a arquitetura em torno da Praça do Senado, a Fortaleza de Suomenlinna e a igreja de pedra de Temppeliaukio kirkko.
5 Curiosidades sobre a Finlândia:
-
Habitantes
A população (total de cerca de 5,3 milhões de pessoas) se concentra no sul do país, justamente pelo motivo de o norte ser extremamente frio.
- É o oitavo maior país da Europa em extensão e o menos densamente povoado da União Europeia, tendo apenas 16 habitantes por km².
-
Culinária
Muitos dos principais pratos da culinária finlandesa são compostos por peixes, crustáceos, moluscos e outros frutos do mar, em receitas de encher os olhos e o estômago de quem ama esse tipo de comida, isto por que a Finlândia tem inúmeros grandes lagos e mais de 4,5 mil quilômetros de litoral, os pescados frescos abrangem grande parte da gastronomia do país.
- Mas as carnes também são bem vindas, entre as carnes, as mais populares na preferência dos finlandeses estão a de porco, bovina e frango, sendo que a suína é a mais consumida na maioria das vezes em forma de salsichas e linguiças.
- Há também uma tradição de caça na Finlândia, sendo que as carnes de cervos, alces, lebres, patos e perdizes são as mais populares.
-
Idioma
A Finlândia fez parte da Suécia por quase 700 anos. Como resultado desse longo período de influência, até hoje o sueco é falado por mais de 5% da população, sendo um dos dois idiomas oficiais da Finlândia.
- Tanto o finlandês como o sueco são disciplinas obrigatórias nas escolas da Finlândia, mas algumas escolas têm o sueco como primeiro idioma (em que todas as outras disciplinas são ensinadas) e as outras têm o finlandês.
- O inglês também está presente, apesar de são ser a língua oficial, com inglês na ponta da língua, conseguirá se virar perfeitamente no país.
-
Educação
Na Finlândia a tão sonhada educação gratuita e de qualidade é realidade. Líder do ranking global Pisa (sigla em inglês para Programa Internacional de Avaliação de Alunos),o país nórdico tornou-se um modelo de educação para o resto do mundo.
- Em um sistema em que a escola é obrigatória, cerca de 540 mil alunos estudam por nove anos, desde os sete, nas chamadas escolas secundárias.
- Antes disso, a escola é voluntária, mas quase todos os pais usam desse direito. Praticamente 100% dos jovens completam o período exigido, e 98% estudam em escolas públicas.
-
Outras Curiosidades
Alm disso a Finlândia está acostumada a ser pioneira em questões de gênero, foi o primeiro país da Europa a adotar o sufrágio universal, e agora tem a primeira-ministra mais jovem do mundo – Sanna Marin, de 35 anos.
- Além disso, a coalizão que sustenta o governo é chefiada por cinco mulheres – Marin e as líderes de outros quatro partidos, que também são ministras.
Seja fluente em 8 meses, venha para EAC Personnalité e saia do Zero á fluência.
Clique aqui e comece o curso de inglês em imersão.