Brasileiros, os EUA é um país que continua atraindo muitos sonhos, vontades de mudar de vida e conquistar a independência financeira. É por isso que os brasileiros tendem a olhar para o país norte-americano de maneira muito positiva.
Por isso para quem deseja morar e trabalhar nos EUA de forma regular, é preciso entrar com um processo para a obtenção de um visto. São dois os tipos de permissão que o governo americano pode conferir para que você possa morar no país, são eles:
-
Visto temporário
Se seu objetivo é morar nos EUA por uma temporada, com a finalidade de intercâmbio, viagem, estudos, trabalhos por tempo determinado, o visto temporário é o ideal. Podemos destacar:
-
Visto de estudante F-1
Candidatos que procuram um curso completo de estudo em uma escola nos Estados Unidos podem ser elegíveis para um visto para o curso de seu estudo. A validade máxima de um visto F-1 é de 4 anos, para mantê-lo até o final, ou mesmo renová-lo, é necessário fazer bom uso dos cursos e manter notas médias e frequência às aulas.
-
Visto para Intercâmbio J-1 e Q-1
Pessoas que vão aos Estados Unidos inseridos em um programa de intercâmbio aprovado podem solicitar o J-1. Geralmente abrangem alunos, acadêmicos de curto prazo, recém-formados, professores, pesquisadores, especialistas, visitantes do governo, conselheiros de campo e au pairs (babá nos EUA).
-
Visto de imigrante (green card)
Para quem deseja realmente fixar sua residência nos EUA, é necessário obter o famoso green card ou visto permanente. No país, há cerca de 140 tipos de visto diferentes. Entre as possibilidades, vale destacar:
-
Visto de Trabalho EB-3
Uma forma bastante específica de conseguir um visto americano, o processo é reconhecido pela sigla EB-3. Para conseguir esse tipo de visto, você precisa que um Sponsor ou empresa americana que possua interesse de te contratar e patrocine um pedido de visto para sua residência. Aqui, essa relação de sponsorship vai precisar preencher alguns requisitos:
- Oferta para emprego de tempo integral;
- Não ter profissional qualificado disponível nos EUA.
Ou seja, é preciso que a empresa americana (patrocinadora) consiga demonstrar que é indispensável a contratação do imigrante.
-
Visto para investidores EB-5
Se você é um empreendedor essa pode ser a sua oportunidade para conseguir um visto permanente nos EUA, mas temos que reforçar que o visto para investidores é um dos que mais exige organização financeira e planejamento. Identificado pela sigla E-5, há um racional que fundamenta os requisitos que o governo americano exige para a concessão deste Green Card. Basicamente, são três as principais exigências:
- Capital para investimento.
- Novo empreendimento comercial.
- Geração de empregos.
Agora que você conhece os métodos para trabalhar e morar nos EUA legalmente, já entendeu que não saber falar em inglês o seu sonho se torna muito mais difícil de se realizar. Por isso comece hoje mesmo o curso de inglês na melhor escola do Brasil, estude na EAC. A escola que garante fluência em inglês em 8 meses.