Esporte, o futebol americano (football) surgiu no final do século 19, durante uma partida entre os times das universidades de Harvard e de Yale.
O problema é que os times jogavam de modo diferente: enquanto um jogava com as regras do Rugby, o outro jogava com estilo próximo ao futebol europeu.
Pretendendo um acordo, Yale assimilou as regras do Rugby e Harvard, o modo de correr com a bola e, com o tempo, adquiriu características próprias.
O jogo é disputado em um campo, com a metragem de 91,44 metros de comprimento X 48,76 metros de largura. A divisão do campo se dá em jardas (unidade de medida bastante utilizada nos EUA e na Inglaterra, que equivale a 0,914 metros): são 20 zonas de 5 jardas cada uma. A área de proximidade do gol é chamada de endzone.
O local da marcação de pontos é em formato de Y, segurado por uma barra a três metros do solo.
A bola utilizada é feita do mesmo tipo de couro utilizada na bola de basquetebol e mede tem 71 centímetros de circunferência e 28 centímetros de largura.
O esporte se baseia em velocidade, agilidade, força e estratégia de equipe, o jogo é dividido em quatro tempos de 15 minutos.
Cada time é formado por 11 jogadores em campo, com funções definidas de acordo com a tática do grupo. O time que tem a posse de bola é chamado de ataque e precisa fazer a bola avançar até chegar à endzone, no fundo do campo adversário.
A equipe rival é o time de defesa, a intenção dela é parar o time de ataque e retomar a posse de bola.
A partida se inicia quando um dos times chuta a bola em direção ao campo adversário, da linha de 35 jardas. Dez jardas devem ser percorridas antes que qualquer jogador toque na bola.
Uma regra básica é a que sempre que uma equipe pontua, é ela quem dá o novo chute para reinicio da partida, com a bola em jogo, somente o jogador com a bola é que pode ser derrubado, porém aos jogadores da defesa é permitido segurar os do ataque.
O contrário não é permitido: jogadores do ataque não podem segurar os da defesa, o avanço do time em direção ao campo adversário é feito a partir de quatro chances de jogada.
Quando isso é conseguido pelo time, ele ganha mais quatro oportunidades para chegar à zona final adversária e marcar um touchdown.
Vale a pena lembrar que a pontuação não é única, o que significa dizer que existem cinco chances diferentes de um time pontuar, veja quais as outras maneiras de pontuar:
O touchdown é o principal lance do futebol americano e vale 6 pontos, ele acontece quando a equipe que ataca atinge a endzone.
O extrapoint acontece após o touchdown ou quando o jogador chuta a bola entre as traves, o que vale um ponto, ou tentando fazer um novo touchdown, valendo dois pontos.
O drop-kick vale 3 pontos, e ocorre quando a bola é chutada, no meio do jogo, para entre as traves;
Se o ataque não conseguir atingir as 10 jardas em três chances, e se a zona final não estiver distante, o ataque pode escolher chutar por entre as traves, esse lance caracteriza o field goal, e vale três pontos;
O safety vale 2 pontos e é a única pontuação que pode ser feita por um time que está defendendo, ele acontece quando um jogador de ataque é derrubado dentro da própria endzone.
Conhecer mais sobre a cultura, costumes e particularidades de outros países é uma ótima forma de se aprender inglês, e se você quer entender tudo que está sendo dito em uma partida de futebol americano, venha estudar na EAC.
A escola que garante fluência em inglês em 8 meses através do seu método exclusivo de ensino.