Como utilizar o LinkedIn para quem está buscando uma oportunidade de emprego, o site pode ser uma ótima forma do empregador escolher o seu currículo.
Com o objetivo de trabalhar em grandes empresas multinacionais, ou visando uma recolocação no mercado de trabalho o site tornou-se ferramenta essencial de muitas empresas, por isso é fundamental manter um bom currículo atualizado de acordo com suas habilidades.
Apesar da característica específica de ser mais voltado para os negócios, o LinkedIn, assim como no Facebook, interagir com outros usuários é imprescindível.
Acompanhe algumas dicas fundamentais para utilizar o LinkedIn, de forma produtiva para sua carreira:
-
Perfil Atualizado
A principal dica é sempre manter o perfil atualizado sempre. Aqueles que possuem frequência baixa de atualização das informações ou que não interagem com os demais vão ficando para trás na lista de selecionados, pois não é possível compreender o estilo de tal candidato, suas preferências, ambições e posicionamentos sobre o mercado de trabalho.
Sendo assim, nunca deixe de atualizar suas informações, de demonstrar interesse nos assuntos compartilhados pelos seus colegas de rede, de se posicionar e ir atrás das oportunidades.
-
Compartilhe Publicações
De acordo com o executivo do LinkedIn, “o ideal é que o usuário entre todos os dias na plataforma, compartilhe artigos e notícias, pelo menos, três vezes por semana, e publique, pelo menos, duas vezes ao mês”.
O uso de vídeos nos posts também é uma boa dica, pois podem gerar mais engajamento, mas, nesse caso, vale um alerta: o conteúdo deve estar dentro do contexto de perfil desse usuário. “Se ele for um jornalista recém-formado e esteja à procura de uma vaga de produtor de conteúdo, ele pode usar esse formato para alavancar suas publicações.”
-
Personalize sua URL
Personalizar o endereço (URL) faz com que seu perfil apareça antes no Google.
Isso porque ao customizar o link, você ganha uma assinatura mais concisa e sobe nas pesquisas. Para editar, selecione o ícone de ajuste ao lado da URL que o LinkedIn disponibiliza, logo abaixo da foto.
-
Saiba falar inglês
As empresas multinacionais exigem dos candidatos que pretendem trabalhar saber se comunicar em inglês, já que esse é o idioma principal que conecta as pessoas de diferentes nacionalidades.
No entanto um currículo em inglês, as chances de ser encontrado por marcas multinacionais aumentam, uma vez que não limita as buscas apenas ao Brasil Apesar de atualmente ser fundamental no meio corporativo, muitas pessoas ainda não possuem um segundo idioma, por isso se você ainda não é fluente, busque imediatamente tornar-se.
-
Networking
O Networking é fundamental no mercado de trabalho, ainda mais se o seu desejo é encontrar uma vaga de emprego em grandes empresas.
Por isso, faça contatos, exponha seus desejos, saiba se relacionar com as pessoas e lembre-se que todos têm algo a agregar ao seu conhecimento, então saiba aproveitar todas as conversas para aprender mais sobre o que as outras pessoas têm para lhe dizer.
-
Faça Conexões
O LinkedIn dá a possibilidade de seus usuários se conectarem também com empresas dos mais diversos ramos e portes.
Essa é uma boa ferramenta para estar mais próximo das marcas que deseja trabalhar, conhecendo mais sobre ela através das postagens, interagindo nos momentos oportunos e ficando ligados nas oportunidades de empregos que aparecerem.
-
Preencha todos os campos
É muito importante preencher todos os campos, afinal o LinkedIn é um currículo digital das suas informações, não se esqueça de campos como causas, organizações filantrópicas e projetos de voluntariado. As empresas também observam esta parte, e ela pode ser um diferencial.
1. Foto de Perfil
Primeiramente coloque uma foto que apareça claramente seu rosto, perfis com foto são muito mais vistos.
O retrato não precisa ser necessariamente formal, mas deve levar em conta seu meio de trabalho e, principalmente, sua identidade.
2. Resumo
Invista em um bom resumo sobre sua trajetória profissional. Para criar o resumo, que fica no topo do seu perfil, busque responder as seguintes perguntas (em poucas linhas):
- O que já fez?
- O que gosta de fazer?
- Quais suas experiências mais importantes?
Pronto! Depois destas dicas, você está apto a encontrar uma excelente oportunidade no LinkedIn, portanto não esqueça de investir em sua carreira, se ainda não é fluente em inglês, venha para EAC Personnalité, e comece a jornada para o sucesso profissional.