Como validar o diploma para trabalhar nos EUA, se você deseja exercer sua profissão nos EUA, validar seu diploma é algo indispensável! Mesmo sabendo que é um processo burocrático vale a pena, pois poupa anos de estudo e investimento ao invés de cursar uma faculdade nos EUA.
Quer descobrir quais etapas você deve seguir? Continue a leitura e descubra como validar seu diploma no país.
⦁ Solicite a tradução juramentada
Sendo inglês o idioma dos EUA, a validação de todo documento brasileiro precisa de uma tradução legível e não basta ter uma simples tradução de um profissional.
Nesse caso, o que vale mesmo é a tradução juramentada, que pode ser feita somente por um tradutor também juramentado.
Não podemos deixar de destacar que esse especialista deve ser registrado na Junta Comercial do seu estado e por meio deste órgão que você pode localizar um.
Além do diploma, você também precisará traduzir os seguintes documentos:
Histórico escolar, Declaração do respectivo conselho regional (no caso de profissionais como contadores, advogados, engenheiros e médicos, por exemplo), Certidão de nascimento ou casamento.
⦁ Dê entrada na acreditação
Após apresentar os documentos acadêmicos e pessoais, a validação inicia por meio de testes para avaliar as suas competências. Nos EUA, essa “acreditação” se aplica a uma série de profissões.
Para obter esse documento, você deverá submeter seus conhecimentos em uma prova — na qual você deverá arcar com os custos na forma de taxas.
Como o conteúdo da avaliação está totalmente em inglês, o domínio desse idioma deve ser impecável. E não basta apenas ser fluente, mas dominar o idioma em sua forma escrita e na leitura.
⦁ Teste de validação para área médica
Algo muito importante que não podemos deixar de destacar: os exames de validação para a área médica não permitem novas tentativas. Ou seja, a reprovação é irreversível e definitiva.
E, para quem pretende validar o diploma de medicina é que as residências feitas no Brasil não são reconhecidas nos Estados Unidos.
Isso significa que, mesmo sendo um especialista por aqui, nos EUA você voltará a ser um médico generalista, devendo, portanto, deverá se especializar novamente.
⦁ Cumprimento do restante das disciplinas
Devido a divergência de grade curricular, a validação de um diploma não é completa. Ou seja, ainda que seu diploma seja validado, é possível que você precise cursar uma parte da graduação nos Estados Unidos para, enfim, ter o documento reconhecido.
⦁ Estágios e exame final
Um profissional recém formado só se insere oficialmente no mercado de trabalho depois de cumprir estágio profissional nos EUA.
Mas, antes do estágio, todo aspirante a profissional deve passar pelo chamado board, que é uma prova para avaliação de conhecimentos.
Você poderá tentar quantas vezes precisar até conseguir a aprovação.
Gostou das nossas dicas de como validar o diploma para trabalhar nos EUA?
Lembre-se que para você ser bem sucedido nesse processo você precisa ter uma boa preparação e um inglês primoroso! Para garantir, estude na melhor escola de inglês, a única que garante a fluência em inglês em 8 meses, estude na EAC!