Apenas falar inglês não é o suficiente quando você vai se candidatar a uma vaga em um curso no exterior ou um intercâmbio, fazer uma prova de mestrado ou doutorado e até buscar uma vaga de emprego em uma multinacional. Você precisar provar que conhece a língua.
Cada instituição aceita um certificado diferente e, por isso, é necessário pesquisar antes de escolher qual dos testes de proficiência você deve fazer.
A pontuação mínima necessária depende da instituição e do país para o qual se está buscando uma colocação
A seguir quais são os principais testes de proficiência em inglês:
Provas de Proficiência em Inglês do Mestrado e Doutorado
Essas provas são aplicadas pelas próprias universidades e exigem somente a habilidade de leitura e interpretação de textos em inglês em um nível avançado.
A melhor forma de se preparar para esse teste de proficiência em inglês é realizando o curso instrumental especializado no tema.
IELTS (International English Language Testing System)
Promovido pelo British Council em parceria com a Universidade de Cambridge desde 1989, o IELTS é muito reconhecido especialmente por instituições de ensino e trabalho na Europa.
O teste de proficiência em inglês do IELTS consiste em uma junção de quatro habilidades: leitura, escrita, compreensão oral e expressão oral. Por isso, a prova dura em média duas horas e meia, com perguntas que exploram essas competências.
TOEFL (Test of English as a Foreign Language)
O TOEFL é administrado pelo Educational Testing Service (ETS) desde 1964. Ele é pedido especialmente por universidades e empresas com vínculos com os Estados Unidos e o Canadá.
A prova também é composta de quatro pilares: compreensão oral, expressão oral, escrita e leitura.
Os candidatos têm quatro horas e meia para a realização do teste de proficiência em inglês. Os candidatos fazem a prova diretamente no computador em uma das instituições credenciadas.
Cambridge Tests
Você sabia que os certificados de Cambridge English são aceitos em mais de 20 mil instituições espalhadas no mundo?
Pois é, além das escolas básicas e as universidades de ensino superior e pós-graduação, você também pode entrar em corporações e órgãos de governos e ministérios que aceitam a declaração de fluência.
Todos são aceitos especialmente a título de currículo e em empresas do Reino Unido e da Europa e podem ser realizados de maneira virtual.
Sendo assim, cada uma das provas atesta um nível de conhecimento na língua inglesa, sendo que o CPE é o nível mais alto.
Mas, então, como saber qual é o melhor entre eles? Na verdade, ainda que o CPE ateste um bom conhecimento da língua, todos eles são funcionais e apresentam objetivos diferentes.
TOEIC (Test of English for International Communication)
Desenvolvido pela ETS, mesma instituição responsável pelo TOEFL, o TOEIC é um teste menos conhecido, mas que ainda é aceito por várias universidades e organizações em diversos países.
No entanto, ele apresenta um nível maior de dificuldade em comparação aos outros, sendo recomendado um domínio intermediário da língua inglesa para ter bons resultados.
Gostou das dicas? Para ter uma boa preparação e garantir uma pontuação de qualidade.
Clique aqui e descubra como.