Dia dos finados no mundo, no ultimo dia 02 e Novembro comemoramos no Brasil o dia dos finados!
Quem ai já não perdeu um ente querido não é mesmo? Ter um dia exclusivo para eles, com celebrações religiosas, familiares, com direito a visita ao cemitério.
O Dia de Finados é lembrado por vários países, que refletem suas referências culturais e religiosas distintas.
Breve Histórico:
O Dia de Finados, como é conhecido, foi instituído inicialmente no século X, na abadia beneditina de Cluny, na França, pelo abade Odilo.
Odilo de Cluny sugeriu, no dia 02 de novembro de 998, aos membros de sua abadia que, todo ano, naquele dia, dedicariam suas orações à alma daqueles que já se foram.
Esta ideia de Odilo resgatava um dos elementos principais da cosmovisão católica: a perspectiva de que boa parte das almas dos mortos está no Purgatório, passando por um processo de purificação para que possam ascender ao Paraíso.
Atualmente o dia dos finados, é adotado em diversas religiões e culturas, como um dia para lembrarmos dos amigos queridos e familiares, como uma forma de homenageá-los, com flores, velas, celebrações religiosas, familiares e culturais no Brasil e no mundo todo.
Veja abaixo como é comemorada esta data tão especial pelas famílias no mundo afora:
Mexico
Uma das celebrações anuais mais populares do México — conhecida como “Día de los Muertos”, ou Dia dos Mortos — está ganhando presença constante em muitas partes dos Estados Unidos, graças principalmente à população hispânica do país.
No Dia dos Mortos, as famílias homenageiam os entes queridos falecidos com piqueniques ao lado da sepultura e vigílias de oração que atravessam a madrugada.
As lápides e os altares privados são decorados com velas, calêndulas, crânios com cobertura de açúcar e os alimentos ou bens favoritos do falecido.
EUA
All Souls’ Day (Dia de Todas as Almas), os americanos celebram o dia dos mortos não apenas em um dia, os eventos pelo Dia dos Mortos iniciam no dia 31 de outubro(dia das Bruxas, famoso halloween) a 2 de novembro, com festivais e desfiles adicionando cor e energia às comemorações.
Espanha
A celebração do “Dia de Todos os Santos” (1º de novembro) serve para honrar santos e mártires. A exemplo do Brasil, as pessoas visitam os parentes mortos em cemitérios e levam flores e velas.
Japão
A data é chamada de Obon e ocorre entre julho e agosto dependendo do calendário lunar. Ancestrais são reverenciados em danças e músicas, túmulos são limpos e lanternas são acessas para guiar os mortos ao céu.
Guatemala Raias gigantescas são exibidas no Dia de Todos os Santos (1º de novembro). Cada pipa representa a alma de um morto.
Nas ruas, os papagaios decoram os céus, as lápides são coloridas.
Bolívia
Ocorre no dia 9 de novembro, o agradecimento pela proteção dos mortos é feita por meio de presentes como álcool e folhas de coca.
Os bolivianos também vestem as caveiras de seus parentes com roupas.
Peru
O Dia de Finados é comemorado no dia 1º de novembro, a exemplo dos mexicanos, as pessoas pintam os rostos de caveira.
O curioso é que elas festejam a data saindo às ruas de bicicleta em homenagem aos mortos.
China
A data é reverenciada no dia 5 de abril, marcada pela ida aos cemitérios, onde são realizados piqueniques em meio a enfeites com flores e coroas.
O objetivo é celebrar a continuidade da vida após a morte.
Fique por dentro de todas as culturas, dia dos finados no Brasil e no mundo á fora, acelere seu aprendizado, comece o curso de inglês em imersão, e seja fluente em 8 meses, venha aprender de forma rápida e dinâmica, clique aqui e saiba como.