Engenheiro de Software, com os avanços tecnológicos as profissões na área da tecnologia vêm ganhando destaque.
Entre elas a carreira de Engenheiro de Software.
Você sabe o que faz este profissional? Separamos este conteúdo para você conhecer as funções dessa área e como ela pode abrir portas para uma carreira promissora, continue a leitura!
O que é Engenharia de Software?
É uma área integrada entre as áreas da engenharia e da computação voltada à especificação, desenvolvimento, testes e manutenção de software, com o objetivo de envolver teoria e prática para entregar valor através de soluções técnicas.
O principal objetivo da engenharia de software é propor e padronizar habilidades e ferramentas para capacitar as pessoas em atividades que envolvam linguagens de programação, banco de dados, qualidade de software, gestão de projetos e diversas outras atividades que possam ser realizadas durante o desenvolvimento de uma aplicação.
O que faz um Engenheiro de Software?
Um engenheiro de software é um profissional com habilidades necessárias para projetar, desenvolver, testar e realizar manutenção das soluções de software que criarem, ele é o responsável por atender às necessidades e expectativas dos clientes.
Muito além de questões relacionadas com programação, o trabalho deste profissional precisa ter ótima comunicação, criatividade e uma escuta ativa para compreender as principais dores dos usuários, para oferecer não apenas uma solução técnica, mas sim algo que gere valor.
Eles podem trabalhar em empresas de diversos segmentos, desde que seja em setores de Tecnologia da Informação e que possuam o objetivo de criar soluções para as empresas, além disso podem atuar de forma autônoma no desenvolvimento de aplicativos mobile, websites ou outras aplicações.
Confira abaixo algumas das principais atividades do Engenheiro de Software:
- Desenvolvimento de softwares e aplicativos.
- Definição de arquitetura e modelagem de dados dos softwares e aplicativos.
- Testes manuais e automatizados dos softwares e aplicativos.
- Gerenciamento de projetos durante o desenvolvimento.
- Design de interfaces dos softwares e aplicativos.
Mercado de trabalho para Engenharia de Software
Pelo fato do profissional poder exercer muitas atividades, o mercado de trabalho é ainda mais amplo.
Existem cerca de 15.700 empresas atuando no setor de Software e Serviços, divididas entre Desenvolvimento e Produção, Prestação de Serviços e Distribuição e Comercialização, segundo dados da Abes.
Cerca de 1.600 empresas que são filiadas à Abes geram em torno de 120 mil empregos diretos por ano.
Além disso, o mercado de sistemas e informática segue em grande crescimento no Brasil, gerando ótimas expectativas para os engenheiros dessas áreas.
Os engenheiros de software também podem trabalhar em outros países, desde que tenham um bom currículo e dominem o inglês ou a língua de origem do país escolhido.
Então, se você deseja iniciar nessa carreira tem tudo para dar certo.
E se você quer conquistar uma carreira promissora no exterior e ainda não domina o inglês, convido a você a conhecer o curso em imersão da EAC, a única escola que garante em contrato a fluência em inglês em até 8 meses.
Venha você também para a EAC e conquiste o mundo!