É importante saber que existem muitas diferenças entre os métodos de ensino do idioma, a primeira informação que você deve saber é que quando se começa a aprender um novo idioma são consideradas algumas frentes de ensino: leitura, conversação, escrita e a compreensão auditiva.
Essas habilidades são as mais estudadas e treinadas em qualquer língua estrangeira para o domínio total do idioma.
O que diferencia essas duas práticas é que você foca muito mais na leitura e escrita para o acadêmico, enquanto o de negócios envolve situações mais específicas.
Para ambas, é necessário muita dedicação e estudo, é fácil entender os motivos: enquanto no primeiro modelo você precisa entender o idioma para poder escrever e apresentar projetos e trabalhos, o inglês para o trabalho visa deixar você munido de palavras e expressões muito usadas no dia a dia do mercado de negócios.
Métodos de aprendizado
Nas aulas, os estudantes vivenciam situações que envolvam bastante a escrita, leitura e compreensão oral, que são habilidades necessárias em escolas e faculdades, por exemplo.
Já para o inglês de negócios, é muito comum que grandes empresas estimulem seus colaboradores a terem aulas no próprio ambiente corporativo, e ainda usando exemplos de situações reais para colocar em prática o aprendizado adquirido. Jargões e expressões do mercado de trabalho são muito usados como referência e reforçam o ensino da língua.
Porém, há ainda um outro modelo de aprendizado, o inglês instrumental, que também é muito indicado para quem precisa passar em um exame de admissão para mestrado, doutorado, ou até mesmo uma escola secundária no exterior.
A metodologia do instrumental é ainda mais especifica, tendo como objetivo principal o domínio da leitura, com o inglês instrumental você consegue potencializar ainda mais o aprendizado, já que aprender a ler em outro idioma é considerada a habilidade de maior facilidade para qualquer pessoa que está tendo o primeiro contato com uma língua estrangeira.
Se você está tendo dificuldades de recolocação no mercado de trabalho por falta de uma língua estrangeira no seu currículo, o ideal é que você invista seriamente, pelo menos, no aprendizado do inglês de negócios.
Além de conseguir aprender em um curto espaço de tempo, você estará apto a enfrentar situações complexas do seu futuro trabalho.
Muito mais que isso, ficará mais fácil de escrever e-mails, preparar relatórios e apresentações, além de sugerir ideais e soluções para a empresa em que você trabalha. Isso, inclusive, é um dos grandes diferenciais procurados pelos recrutadores em um processo de seleção.
Para quem almeja ingressar em uma universidade no exterior, sem dúvidas alguma é necessária dedicação total do inglês acadêmico ou instrumental.
É importante também investir em tirar um certificado de proficiência da língua, os mais indicados e aceitos no mundo é o IELTS e o TOEFL, não esquecendo também do certificado de Cambridge, muito pedido em países como a Inglaterra e Escócia, por exemplo.
Os dois modelos são excelentes formas de começar o contato com o idioma, mas de um jeito mais especifico e que darão a você boas possibilidades de aprendizado rápido, focado e com bons resultados naquilo que você deseja.
Então, prepare-se e comece agora mesmo o seu curso de inglês em imersão e se torne fluente em 8 meses.
Clique aqui e saiba mais.