Inglês para concursos, atualmente os concursos públicos têm exigido conhecimentos sobre línguas estrangeiras, em especial o inglês, a cobrança existe, principalmente, entre as áreas fiscal, bancária e econômica. Mas diversas vagas específicas de outros concursos públicos também vêm exigindo o domínio da língua inglesa.
Então, se o edital fizer menção a conteúdos de inglês, não os menospreze, mesmo que o peso atribuído a essas questões seja baixo, o estudo do idioma é tão importante quanto as demais matérias e pode fazer diferença na classificação final.
Assim, quando começar a se dedicar aos estudos de determinado concurso público, não esqueça de incluir a língua inglesa na rotina de estudos, como você faria com qualquer outra disciplina.
Mas você sabe como se preparar?
Em uma prova de concurso, o candidato é testado em relação à sua capacidade de compreender o texto, de discernir sua mensagem e de conhecer a gramática e o vocabulário para conhecer a resposta correta.
Nesse sentido, as provas costumam focar em um vocabulário mais técnico e formal, usando palavras que não são trabalhadas com frequência no idioma que se fala no dia a dia, é por isso que, muitas vezes, quem é fluente ou conhece bem o idioma não consegue se dar bem no certame.
Separamos algumas dicas que podem ajudar na hora da prova:
- Estude através de uma metodologia chamada de Inglês Instrumental: Se você não é fluente em inglês e seu tempo é curto, você precisa ir direto ao ponto.
- Conheça a banca examinadora: hoje, tão importante quanto ler o edital e se dedicar a estudar o conteúdo previsto é também dominar as artimanhas das bancas organizadoras de concurso como FGV, ESAF, CESPE, CESGRANRIO e FCC. Cada uma tem o seu estilo e costuma caprichar nos truques linguísticos, nos detalhes e nas pegadinhas.
- Treine o vocabulário e escreva muito: Assim como na prova de língua portuguesa, o segredo para se dar bem nas questões de inglês é entender o texto e saber interpretá-lo.
- Tenha atenção com os falsos cognatos e as pegadinhas: Conforme você for ampliando o seu vocabulário, perceberá que há palavras em inglês que induzem ao erro pelo simples fato de parecerem sinônimo.São os falsos cognatos, chamados assim porque possuem a grafia idêntica ou muito parecida com algumas palavras em português, mas que significam algo diferente do que aparentam dizer. É o caso de: – college = faculdade; – content = conteúdo; – library = biblioteca; – lunch = almoço; – push = empurrar.
- Conheça os termos técnicos de inglês para concursos: Fique atento, os falsos cognatos podem não ser seus únicos adversários.
- Procure resolver questões de inglês para concursos anteriores: Você provavelmente já faz isso com as demais matérias que precisa estudar, então não custa fazer também com o inglês. Use o tempo disponível para o idioma para resolver questões já cobradas em provas anteriores, de outros concursos.
Não subestime o idioma dê a ele a mesma importância que você daria a qualquer outra área que está prevista no edital da prova, não perca tempo garanta hoje mesmo o seu passo para o sucesso.
Comece seu curso de inglês em imersão online e esteja preparado para os melhores concursos públicos no Brasil e no mundo.