Muita gente não sabe qual é o nível de inglês que possuem. Outras nem ao menos sabem o que são esses níveis e para o quê eles servem.
O nível de inglês serve para qualificar o quanto sua proficiência dentro da língua inglesa é boa.
Isso significa que quanto melhor você for em um teste específico para sondar seu nível, melhor será sua proficiência.
Além disso, você também pode apenas fazer uma sondagem para saber se está no inglês iniciante, básico, intermediário, avançado ou fluente.
Dependendo do teste de proficiência que você fizer, poderá conseguir um certificado internacional que ajudará muito em sua carreira, seja para conseguir um emprego, uma promoção ou um aumento, bem como fazer intercâmbios em diversos países.
Além da ideia de conseguir um trabalho em uma empresa de grande porte ou fazer a viagem dos sonhos, você pode conseguir bolsas de estudos.
Algumas dessas bolsas de estudos são oferecidas para brasileiros, mas requerem um bom nível de inglês.
Isso significa que a oportunidade de ouro pode estar mais próxima do que você pensa, apenas dependerá de sua dedicação durante seus estudos.
Existem quantos níveis de inglês?
Toda escola de inglês tem sua forma de determinar o nível de inglês de um determinado módulo, mas a União Europeia definiu um sistema para padronizar seu nivelamento, reconhecido em todos os países de língua inglesa que você desejar entrar.
Então, por mais que em sua escola de idiomas você esteja fazendo o módulo avançado, isso pode não condizer com os padrões oficiais.
Você será sempre avaliado nos padrões internacionais, e tais padrões são rigorosamente exigentes.
O nível de inglês abordado pela União Europeia varia em alguns blocos. São eles: A1, A2, B1, B2, C1 e C2.
A seguir, explicaremos cada um detalhadamente mas, por ora, não precisa se espantar com a quantidade. Isso é apenas uma forma de nomeá-los e pode ser que você já esteja mais avançado do que você imagina. Vamos entender um pouco mais sobre eles.
Nível A1
No A1 você deverá ser capaz de entender e conseguir utilizar expressões cotidianas.
Falar frases básicas para suas necessidades e responder simples perguntas sobre sua vida pessoal, como o seu nome por exemplo, além de interagir de maneira simples com os nativos da língua inglesa.
Nível A2
No A2 você deverá ser capaz de compreender orações e expressões relacionadas a sua vida pessoal, realizar compras, compreender localizações como direita e esquerda, procurar um emprego e expressar-se em conversas familiares de maneira simples, com assuntos que não necessitem de trocas de informações precisas.
Além de possuir a habilidade de escrever de uma maneira não muito profunda sobre seus conhecimentos, tais, como: onde mora e o que você precisa de imediato numa eventual conversa com um nativo.
Nível B1
Você necessitará compreender os pontos principais sobre pautas do cotidiano, além de lidar com as situações diárias do país onde a língua é falada e desenvolver simples textos sobre seu interesse.
Conseguir descrever experiências sonhos e vontades também já será possível.
Nível B2
Contempla-se na compreensão de ideias principais presentes dentro de um texto mais complexo, principalmente que tratem sobre temas abstratos ou técnicos.
Conseguir ter uma interação com um nativo da língua de maneira natural, escrever qualquer texto detalhadamente sobre quaisquer temas e ter facilidade para defender pontos de vista sobre qualquer assunto.
Nível C1
O nível C1 requer uma compreensão vasta de textos longos e com um alto nível de exigência de vocabulário dele.
Reconhecer a linguagem abstrata que está implícita em algo, ser espontâneo e não encontrar dificuldades quando necessitar se comunicar com um nativo da língua.
Ser concreto e efetivo durante uma conversa em qualquer nível contemplado e ter uma ótima estrutura na elaboração de textos.
Nível C2
Consiste em entender sem dificuldades tudo o que você escuta e lê, bem como ter facilidade em reproduzir uma informação com argumentos sobre qualquer assunto, independente da forma (falada ou escrita).
Saber qual o seu nível de inglês é sempre uma tarefa complicada para quem vai começar a estudar.
Isso porque saber quais as habilidades e capacidades que o aluno consegue realizar em cada nível são muito relativas.
Comece o curso de inglês em imersão e atinja o nível C2.
Clique aqui e descubra como.