Principais testes de proficiência em inglês, provas de Proficiência em inglês são testes realizados nas seleções de mestrados e doutorados para aferir o conhecimento e habilidade que o candidato a uma vaga na pós graduação tem na leitura da língua inglesa.
Todo candidato que deseja ser aprovado em um processo seletivo de Mestrado ou Doutorado precisa fazer uma prova de proficiência em inglês, essas provas são aplicadas pelas próprias universidades e exigem somente a habilidade de leitura e interpretação de textos em inglês em um nível avançado.
São inúmeras certificações que atestam que o candidato apresenta um bom nível de inglês, separamos os principais:
TOEFL (Test of English as a Foreign Language):
O TOEFL é administrado pelo Educational Testing Service (ETS) desde 1964. Ele é pedido especialmente por universidades e empresas com vínculos com os Estados Unidos e o Canadá.
As provas de proficiência em inglês também são compostas de quatro pilares: compreensão oral, expressão oral, escrita e leitura, os candidatos têm quatro horas e meia para a realização do teste de proficiência em inglês.
IELTS (International English Language Testing System):
Promovido pelo British Council em parceria com a Universidade de Cambridge desde 1989, o IELTS é muito reconhecido especialmente por instituições de ensino e trabalho na Europa.
O teste de proficiência em inglês do IELTS consiste em uma junção de quatro habilidades: leitura, escrita, compreensão oral e expressão oral.
Cambridge Tests:
Você sabia que os certificados de Cambridge English são aceitos em mais de 20 mil instituições espalhadas no mundo?
Pois é, além das escolas básicas e as universidades de ensino superior e pós-graduação, você também pode entrar em corporações e órgãos de governos e ministérios que aceitam a declaração de fluência.
Nesse sentido, o departamento ESOL da Universidade de Cambridge é responsável por três testes de proficiência em inglês: FCE (First Certificate in English), CAE (Certificate of Advanced English) e CPE (Proficiency).
TOEIC (Test of English for International Communication)
Desenvolvido pela ETS, mesma instituição responsável pelo TOEFL, o TOEIC é um teste menos conhecido, mas que ainda é aceito por várias universidades e organizações em diversos países.
No entanto, ele apresenta um nível maior de dificuldade em comparação aos outros, sendo recomendado um domínio intermediário da língua inglesa para ter bons resultados.
GMAT (Graduate Management Admission Test)
Para concluir a nossa lista dos testes de proficiência mais importantes, não poderíamos deixar de falar do GMAT, se você pretende seguir carreira na área de negócios, esse exame é um dos principais caminhos para atestar a sua fluência e conseguir uma boa vaga em uma business school, tanto nos Estados Unidos quanto nos países da Europa.
Esteja preparado para os teste de proficiência internacional, comece o curso de inglês em imersão e não perca esta oportunidade.
Clique aqui e saiba mais.