Tornar fluente em inglês, quanto tempo leva? com certeza essa é uma pergunta que qualquer pessoa que se decide por aprender inglês se faz, em algum momento de seus estudos.
Isso porque tempo é o bem mais escasso de que dispomos, apesar de, em algumas situações, ser tudo o que temos.
No entanto, a resposta é um pouco mais complexa do que imaginamos, pois engloba muitos fatores, desde o tempo de dedicação ao método utilizado para o aprendizado.
Quando estamos querendo saber quanto tempo leva para aprender inglês, também devemos nos perguntar quanto tempo o aluno se dedica para consolidar seus conhecimentos fora da sala de aula, através de estudo dos materiais e tarefas.
As escolas cursos e professores também tem papel importante na velocidade com a qual o aluno vai dominar o idioma.
Metodologias de ensino que apostam na tradução tendem a fazer o aluno levar mais tempo para aprender, visto que o tempo de processamento mental praticamente dobra, em relação a metodologias mais naturais.
Separamos algumas dicas para te ajudar a alcançar a fluência na língua inglesa o mais rápido possível, acompanhe:
-
Estude sempre que puder
Ter contato diário com a língua é fundamental para se tornar mais fluente e aumentar seu conhecimento no idioma.
Até porque não existe bala mágica para aprender inglês, para aprender de verdade nós precisamos exercitar, ou seja, ler, ouvir, escrever e falar em inglês todos os dias.
-
Inglês em Imersão
A melhor e mais eficaz metodologia para o aprendizado, sem dúvidas é estudar em imersão, pois além do contato constante com a língua, se manter imerso no idioma é fundamental para quem quer facilitar e acelerar o processo de aprendizagem.
-
Insira o inglês á sua rotina
Adequar o inglês a sua rotina é fundamental para a fluência no idioma, praticando o idioma todos os dias, se cercando de conteúdos que tenham o inglês como idioma principal (filmes, séries, documentários, músicas, podcasts, livros), anotando coisas sobre o seu dia a dia em inglês, associando palavras a imagens, repetindo tudo o que escuta e fala.
-
Ferramentas online
Utilize ferramentas tecnológicas online para se comunicar/conversar com outras pessoas em inglês.
Ferramentas como Skype, Facetime, WhatsApp e outras de vídeo chamada podem ser ótimas para se manter estudando o idioma e praticando com outra pessoa mesmo estando sozinho em casa.
-
Não se preocupe com sotaque
É natural que a gente fique com medo ou vergonha do nosso sotaque enquanto estrangeiro aprendendo um segundo idioma.
Mas você não precisa se preocupar com sotaque. Você só precisa se preocupar com a pronúncia correta das palavras para evitar mal entendidos.
-
Persista!
Não desanime, mesmo que leve um determinado tempo, tudo só depende de você, o medo é outro inimigo do aprendizado da língua inglesa.
Ele nos impede de praticar a fala e acaba atrasando todo o nosso estudo. Por isso, persista, se desprenda e pratique o máximo que puder.
Gostou das dicas? Aproveita a última turma de 2020 para começar a estudar inglês, acelere seus aprendizados!
Venha estudar conosco e garanta sua fluência em 2021.